Reprodução por Bipartição em Paramécias (relatório da experiencia feita na aula)

Objectivos

- Caracterizar e conhecer a reprodução assexuada;

- Identificar o processo de reprodução observado – bipartição;

- Observar as paramécias em divisão;

- Efectuar uma coloração pelo método de irrigação;

- Tirar conclusões e realizar o relatório.

Introdução Teórica

A continuidade de vida é assegurada pela reprodução. A reprodução é o conjunto de processos pelos quais os seres vivos originam outros indivíduos idênticos a si próprios. Cada novo individuo é assim um elo de ligação das gerações, permitindo a continuidade da espécie a que pertence ao longo do tempo.

Os processos de reprodução são muito variados, existindo dois grupos fundamentais: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

A reprodução assexuada é um processo de formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem haver fusão de gâmetas. Os seres procariontes e a grande maioria dos seres unicelulares eucariontes reproduzem-se assexuadamente.

Existem vários processos de reprodução assexuada, dentro dos quais iremos referir a bipartição. Este processo é um processo simples de reprodução em que uma célula se divide em duas células-filhas aproximadamente iguais que, por crescimento, atingem as dimensões da célula-mãe. È frequente em seres unicelulares como as paramécias. Cada uma destas células recebe um par de núcleos, sendo cada célula-filha um novo individuo. O progenitor perde a sua individualidade, dando origem a dois indivíduos idênticos.

Fig.1 Representação esquemática do processo de bipartição em paramécia.

Material e Reagentes

- Microscópio óptico;

- Pipetas de Pasteur;

- Lâminas Escavadas;

- Lamelas;

- Papel de Limpeza;

- Frasco Lavador;

- Azul-de-metileno;

- Cultura de Paramécias;

Procedimento

- Com o auxílio de uma pipeta, recolhe uma gota da cultura de paramécias e coloca-a numa lâmina escavada, cobrindo com uma lamela;

- Observa durante algum tempo ao microscópio, usando a objectiva de menor ampliação. Esta observação deve ser feita com muito cuidado e paciência, para poderes ver os seres em divisão;

- Efectua uma coloração, pelo método de irrigação, com o azul-de-metileno, das preparações previamente executadas.

Observações e Registos

Fig.2 Paramécia

Fig.3 Paramécia em Divisão

Interpretação dos Resultados

O processo de reprodução assexuada observado ao microscópio designa-se por bipartição. Este processo consiste na divisão do progenitor em duas partes idênticas (células filha) que mais tarde irão crescer até atingirem o tamanho do ser adulto. Assim a célula mãe perde a sua individualidade durante o processo. Este processo não causa variabilidade genética, visto que, o progenitor divide-se por mitose, ficando assim a descendência com o mesmo património genético.

Conclusão

Depois da realização desta actividade experimental posso concluir que:

- As paramécias são seres unicelulares que se reproduzem assexuadamente através de um processo simples designado de bipartição;

- O progenitor origina duas células filhas, com tamanho idêntico, que crescem ate atingirem o tamanho do ser adulto;

- Através deste processo, o progenitor perde a sua individualidade;

- Este processo não causa variabilidade genética uma vez que o progenitor se divide por mitose.